Infecção Urinária: Cuide-se

13-01-2011 16:44

     O urologista Rogério Vidiver diz que as mulheres são as que mais sofrem com o descuido. O aparelho urinário feminino é muito sensível à contaminação. A uretra é curta, de apenas três centímetros, e muito próxima da vulva, local propício à proliferação de bactérias – esclarece o médico. E quando a mulher esquece de consumir água na quantidade certa, a urina fica concentrada, mais ácida, eliminando a barreira natural do aparelho urinário e abrindo espaço para os micro-organismos. O fato de a pessoa não trocar a roupa de banho facilita a propagação das infecções urinárias – acrescenta. Além da troca de roupas de banho molhadas, Vidiver aconselha o consumo de água durante o verão. Basta fazer um cálculo simples. Multiplicar 30ml por quilo para se descobrir a necessidade da ingestão de líquidos para uma pessoa – ensina o urologista.

Dicas

Ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia. A medida contribui para a formação de um maior volume de urina e a eliminação de eventuais bactérias.

Fazer xixi sempre que tiver vontade, não segurar a urina.

 As mulheres devem ter cuidados especiais com a higiene após urinar, usando o papel higiênico de frente para trás sempre. Nunca o contrário, porque pode levar micro-organismos da região anal para a vagina, aumentando o risco de infecções.Evitar o uso prolongado de sungas e biquínis molhados.Evitar tomar medicações por conta própria. Procurar um médico.